Disfunção erétil e outras 5 complicações que o diabetes pode trazer

O diabetes é uma das quatro doenças que mais matam no Brasil. A doença causa alterações no organismo que podem prejudicar seu corpo dos pés à cabeça, passando pelo órgão sexual

diabetes é uma das quatro doenças que mais matam no Brasil e provoca um óbito a cada seis segundos no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Alimentação ruim, sedentarismo e a obesidade estão entre as principais causas do diabetes tipo 2, que é caracterizada pelo grande aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue –devido à resistência à insulina e/ou incapacidade do pâncreas em produzir o hormônio.

Segundo Roberta Frota Villas Boas, endocrinologista do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho, se a glicemia não for controlada (com dieta, exercício e/ou medicamentos), o organismo pode ser prejudicado, literalmente, dos pés à cabeça –passando pelo seu órgão sexual. Confira a seguir alguns problemas que o diabetes pode trazer.

– Problemas sexuais: como o diabetes descontrolado afeta a circulação sanguínea, a disfunção erétil é mais comum em pacientes com a doença, já que o pênis precisa se encher de sangue para ficar ereto. No caso das mulheres, pode haver falta de desejo, dificuldades de lubrificação e para obter o orgasmo.

Problemas Bucais

– Problemas bucais: nossa saliva contém glicose, mas níveis altos da substância podem facilitar o crescimento da placa bacteriana. Boca seca também pode ser um sintoma comum do diabetes, o que contribui para o aumento do risco de cáries, gengivite ou mau hálito.

  ____________________________________

Publicidade 

Agora você pode ter sua casa própria 

______________________________________

– Doenças cardiovasculares: a doença pode afetar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto e derrames. Por isso, o controle de outros fatores de risco, como hipertensão, obesidade, tabagismo, colesterol e triglicérides precisa ser levado ainda mais a sério por quem sofre de diabetes.
Retinopatia: com o alto nív

Retinopatia: com o alto nível de glicemia, o funcionamento dos vasos sanguíneos da retina podem ser prejudicados pela sobrecarga nos vasos dos olhos, podendo levar a sangramentos, descolamento de retina e até uma atrofia (fibrose). Em casos mais graves, o paciente pode ficar cego. Segundo Villas Boas, odiabetes é uma das principais causas de cegueira em adultos.

Problema nos rins: eles são responsáveis pela filtragem do sangue para o corpo. Quando existe o excesso de açúcar na corrente sanguínea, há maior dificuldade do organismo em manter o funcionamento de todos os órgãos, especialmente dos rins é pode ocorrer uma nefropatia. Trata-se de uma doença silenciosa e que, quando não é identificada e tratada a tempo, pode se tornar uma insuficiência renal crônica.

Úlcera nos pés ou nas pernas: para quem tem diabetes, qualquer ferida nos pés pode causar complicações. A neuropatia e a má circulação podem afetar a sensibilidade nos membros inferiores e fazer com que o paciente não perceba um machucado, que pode ter origem em rachaduras causadas pelo ressecamento da pele. Tudo isso pode resultar em infecções mais graves, que podem ter como consequência a amputação. Hidratação adequada, uso de sapatos apropriados e avaliação médica de qualquer machucado podem evitar complicações.

Fontes: Mari

Fontes: Maria Edna de Melo, endocrinologista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica); Maria Fernanda Barca, endocrinologista da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia);

Publicado por Conect News AM

Professores licenciado em matemática, especialista em mídias para a educação e gestão escolar. Trabalha como repórter da Grupo Rede Amazônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: