=》Anualmente pescadores aproveitam o período de cheia para saquear o Lago
Moradores de oito Comunidades localizadas às margens do Lago do Calado, zona Rural de Manacapuru, denunciam que o Lago está sendo invadido por pescadores, com redes, malhadeiras acima de 70 metros, arrastões e bombas, o que é proibido no lago.
Publicidade
O período de cheia facilita o acesso ao local e os pescadores aproveitam a esse período de maior quantidade de peixes, para explorar de forma irracional as águas do Calado .
Segundo comunitários, o Lago é uma APA-Área de Proteção Ambiental, protegido por Lei e a pesca só é permitida por moradores das margens do Calado e para subsistência.
“Queremos que a lei seja respeitada, a pesca só é permitida para moradores daquelas comunidades e para subsistência dos mesmo, pois é uma área permanente proibida, nós moradores não estamos mais suportando o desrespeito ao meio ambiente e a tamanha cara de pau dos pescadores que ali estão todos os dias depredando o lago, pedimos com urgência uma ação de fiscalização no Lago do Calado, através da secretaria de Meio Ambiente do Munícipio e que a Colônia dos Pescadores, também tome as medidas cabível. Temos várias placas nas localidades, incluvisível arrancaram a que ficava na entrada do calado”, cobrou uma moradora do lago que preferiu não se identificar, para não sofrer represália.
Com a palavra as autoridade ambientais do município e do estado.