Treze toneladas de pescado irregular são apreendidas durante ação deflagrada em Santo Antônio do Içá

Policiais civis lotados na 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada no município de Santo Antônio do Içá, distante 880 quilômetros em linha reta da capital, sob a coordenação do gestor da unidade policial, o investigador de Polícia Francisco Rebouças, em conjunto com agentes da Polícia Federal e da Força Nacional, deflagraram no início da tarde do último sábado (3/8), por volta de meio-dia, operação policial que resultou na apreensão de embarcação com cerca de 13 toneladas de pescado em situação irregular.

Durante a ação, as equipes apreenderam seis mil quilos de pirarucu e sete mil quilos de peixe liso, que estavam sendo transportados ilegalmente. Segundo o comandante da embarcação que estava fazendo o transporte da mercadoria, Manoel Bernardes, 52, o embarque da carga ocorreu no município de Fonte Boa e tinha como destino Tabatinga.

O gestor da 53ª DIP relatou que durante a operação foram fiscalizadas embarcações suspeitas de transportar pescado ilegal. Rebouças destacou que ao longo da ação aconteceu a averiguação da origem dos peixes e o regulamento de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda da caça de animais silvestres.

“Deflagramos essa operação no alto rio Solimões. Avistamos o barco e efetuamos a abordagem aos tripulantes. Assim que identificamos o pescado ilegal, autuamos o comandante da embarcação pela prática ilícita. Apostamos que esse tipo de ação possa amenizar os impactos ambientais que vêm ocorrendo”, argumentou o investigador.

Indiciamento – Conduzido ao prédio da 53ª DIP, o comandante foi indiciado por transporte ilegal de peixe, crime previsto no Artigo 34 da Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, o homem foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.

Doação – O gestor Francisco Rebouças informou que os 13 mil quilos de peixe apreendidos durante a operação foram doados a instituições filantrópicas, igrejas e moradores de comunidades de Santo Antônio do Içá.

FOTO: Alailson Santos e Divulgação / PC-AM.

Publicado por Conect News AM

Professores licenciado em matemática, especialista em mídias para a educação e gestão escolar. Trabalha como repórter da Grupo Rede Amazônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: