A escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, localizada na comunidade Rosarinho, no rio Manacapuru, que desenvolve junto com a comunidade uma horta medicinal, ampliou esta semana a quantidade e variedade das plantas medicinais de sua horta. A escola recebeu 14 novas espécies de plantas da secretaria Municipal de Meio Ambiente, que irão aumentar o potencial de sua horta.A diretora da escola, professora Joristelma Queiroz, relata como iniciou a horta. “Nós preparamos a área e pedimos doação das mudas aos comunitários e passamos a cultivar, agora recebemos mais 14 espécies de plantas medicinais da Secretária Municipal de Meio Ambiente, que irão aumentar o potencial de nossa horta, pois hoje temos mais de 30 plantas medicinais cultivadas aqui”.
A gestora destacou a importância da horta medicinal para a escola. “Vale destacar que nossa comunidade escolar é carente e nossa escola fica em uma área isolada, como não temos medicamentos e fica difícil também ministrar remédios industrializados, quando temos algum problema de saúde mais simples, nesse período que o aluno está aqui na escola, nós utilizamos essas plantas na produção de chás e damos ao aluno, e isso é aceito pois já faz parte da cultura deles”, comentou.
Ainda segundo a gestora o projeto também serve como fonte de estudo, pois os alunos em sala de aula pesquisam as variedades, potencial e utilização das plantas medicinais que ali são cultivadas. “A prova disso é que as plantas farão parte da nossa Feira de Ciências, onde alunos do ensino fundamental irão expor a importância de todas elas para os comunitários”, finalizou a gestora.
Algumas espécies cultivada na Horta MedicinalDipirona, Sara Tudo, Ampicilina, Malvarisco, Crajirú, Boldo, Insulina, entre outras.