Detran flagra 55 motoristas alcoolizados em Manaus e Itacoatiara; cinco são presos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou, entre quarta (04/09) e a madrugada desta segunda-feira (09/09), 55 pessoas dirigindo sob efeito de álcool durante operações da Lei Seca realizadas em várias zonas em Manaus e no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, durante a 34º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). Durante as ações, foram fiscalizados 3.848 veículos e realizados 1.736 testes de alcoolemia, popularmente conhecidos como testes do bafômetro.

Cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo três por alcoolemia e duas ao serem flagradas portando documentação falsa – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). A fiscalização nas duas cidades ocorreu por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e em parceria com Polícia Civil e Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

Durante o período de fiscalização, foram emitidos 503 autos de infração a motoristas por violação a normas diversas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, dirigir sob a influência de álcool, dirigir com a CNH vencida, transportar crianças sem a cadeirinha ou assento de elevação, e veículos com licenciamento em atraso. De acordo com o balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (9/9), foram recolhidos 62 veículos, sendo 26 carros e 36 motocicletas, 52 CNHs e 56 CRLVs.

Na capital, as blitze se concentraram nas zonas sul, na avenida André Araújo; zona norte, na rua das Paxiubas e avenida Max Teixeira, e na AM-010, Km 32. Os agentes do Neot apresentaram na noite de sábado (07/09), no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o motorista A.M.S.O., de 31 anos, cujo teste de alcoolmia apresentou 0,54 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configura com crime de trânsito.

O Departamento de Trânsito informa que, caso o condutor seja parado em uma blitz e o teste acusar de 0,5 mg/l até 3,33 mg/l, não será dada voz de prisão, mas haverá arbitramento de multas no valor de R$ 2.934,70, bem como deverá o motorista responder a processo administrativo com a possibilidade de suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Na noite deste domingo (08/09), dois homens foram apresentados no 19º DIP da Ponta Negra. A.S.V., 33, após realizar o teste do bafômetro, apresentou 0,71 mg/l. Ele foi abordado durante a blitz realizada na Avenida do Turismo, em frente a uma casa de show.

No mesmo local, D.C.C., 32, foi preso após apresentar CNH falsificada. No documento apresentado por ele, constava que o mesmo era habilitado na categoria “B”; porém, após checagem no sistema, foi constatado que a categoria dele era “A”. Na delegacia, D.C.C. confessou que alterou o documento para poder trabalhar como motoristas de aplicativo.

*Operação Fecani* – Os agentes do Neot estiveram presentes em pontos estratégicos da rodovia estadual AM-010 para informar os condutores sobre boas práticas, fiscalizar o cumprimento da legislação para inibir e coibir a prática de infrações e crimes de trânsito, no 34º Festival da Canção de Itacoatiara. As equipes se concentraram na AM-010, Km 06, próximo à Ufam, e em pontos estratégicos dentro da cidade. Em Itacoatiara, o motorista A.P.C. foi encaminhado à delegacia após apresentar 1,21 mg/l no teste de alcoolemia.

No sábado (07/09), durante as abordagens, os agentes de trânsito pararam um carro marca Hyundai, modelo Tucson, de placa JXV-9427. Na aferição, foi constatado que o documento era falsificado, apresentando, de acordo com os agentes, características de impressão diferentes dos padrões adotados pelo Detran-AM, ainda que impresso no mesmo tipo de papel dos documentos oficiais. Na parte superior do CRLV, onde fica o nome do proprietário, havia cinco asteriscos, o que não é utilizado pelo órgão, além do uso de dois tipos de fontes de letras. A condutora L.A.X.S.G. foi encaminhada à delegacia para prestar depoimento e tomar as devidas providências.

*FOTOS:* Mateus Nogueira

*Mais informações:* Assessoria de Comunicação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM): Paulo Bahia Jr. (98154-2531) e Naira da Costa Nascimento (98178-4002).
[9/9 09:55] +55 92 8115-6240: *Inscrições abertas para formação do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Amazonas*

_Entidades podem efetuar inscrições até o dia 23 de setembro_

Estão abertas as inscrições para instituições que pretendem concorrer a cadeiras no Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Amazonas (Cecod/LGBT). Até o dia 23 de setembro, entidades que atenderem às especificidades previstas no edital devem entrar no site da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no endereço http://www.sejusc.am.gov.br, baixar e preencher as fichas de requerimento e, em seguida, entregar os documentos na Gerência de Diversidade e Gênero, na sede do órgão, localizada na Rua Bento Maciel, 2, Adrianópolis.

Os documentos serão recebidos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O Processo Seletivo é voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos que atuem com a população LGBT em ações de defesa de direitos, pesquisas ou grupos de natureza sindical.

De acordo com a programação, entre os dias 1º e 4 de outubro será divulgado um resultado preliminar das instituições habilitadas no site da Sejusc. Em seguida, no período de 7 a 11 de outubro, as entidades poderão apresentar solicitações de recursos, caso julguem necessário.

A Assembleia de Eleição das Instituições está marcada para o dia 28 de outubro, a partir das 9h, na sede da Sejusc. O resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial do Estado do Amazonas e no site da Sejusc no dia 12 de novembro. As instituições escolhidas farão a gestão do conselho no quadriênio 2019/2023.

*Interior* – As organizações do interior do Amazonas poderão enviar inscrições pelos Correios para o endereço da Sejusc. O requerimento de inscrição pode ser acessado no site da Secretaria.

*Sobre o edital* – O edital n° 001/2019 para a formação do Conselho foi criado com base na Lei 4.475, de 6 de maio de 2017, e tem a proposta de possibilitar um amplo diálogo com a comunidade LGBT. O objetivo do Cecod/LGBT, a partir da efetivação, é formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas para o combate à discriminação. O edital também está disponível para consulta no site do órgão.

*FOTOS:* Divulgação/Sejusc

*Mais informações:* Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc): Karla Mendes (99130-9791).

Publicado por Conect News AM

Professores licenciado em matemática, especialista em mídias para a educação e gestão escolar. Trabalha como repórter da Grupo Rede Amazônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: