Seap inaugura fábrica de chinelos no Instituto Penal Antônio Trindade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou, nesta quinta-feira (03/10), uma fábrica de chinelos no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). O projeto de remição da pena pelo trabalho foi desenvolvido em parceria com a empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional.

No primeiro momento, a fabricação contará com a mão de obra de quatro reeducandos da unidade. Juntos, chegam a produzir cerca de 400 pares de chinelos por dia. Eles integram o projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e cumprem uma carga horária de 40 horas semanais.

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor do Ipat, Erivan Miller, disse que o intuito de capacitar os reeducandos por meio de atividades laborais é oportunizar o benefício de remição da pena por meio do trabalho e qualificá-los para reinserção no mercado após o cumprimento da pena.

“Já temos um número significativo de trabalhadores. Temos tido êxito neste projeto que é de grande valia para o sistema como um todo, contribuindo para a ressocialização dos reeducandos por meio do conhecimento adquirido e da mão de obra qualificada”, falou.

Esforço – O secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, destacou o esforço de todos os envolvidos no projeto para tirar os internos da zona de conforto e garantir o avanço da força de trabalho a partir dos cursos de capacitação oferecidos nos presídios.

“Aproveitem, deem valor para que em um futuro próximo vocês possam trabalhar e, com o esforço do trabalho de vocês, ajudar os seus familiares e se manter longe do crime. Esse é o momento para se qualificar e ficar preparado para o mercado quando sair daqui. Hoje, o ambiente dentro da unidade é melhor, e o trabalho de vocês está sendo reconhecido pela sociedade”, afirmou.

Ressocialização e capacitação – Para um dos internos, o trabalho nas unidades traz melhorias e é um dos principais incentivos de ressocialização e capacitação profissional.

“Nós não podemos mudar o nosso passado, mas podemos transformar o nosso futuro. O trabalho nos ensina, nos qualifica e renova a esperança de um dia poder garantir o sustento das nossas famílias”.

Remição da pena – A remição por meio do trabalho está prevista na Lei de Execução Penal (LEP), de nº 7.210, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAP
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).

Jony Clay Borges:
Polícia Civil prende jovem com oxi, maconha e balança de precisão no bairro Cidade de Deus

A equipe de investigação do 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob a coordenação do delegado Ricardo Cunha, titular da unidade policial, prendeu em flagrante, Nilsoney Barros dos Santos, 19, conhecido como “Tabatinga”, no início da noite de quarta-feira (2/10), por volta das 18h, no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital. Com ele foram apreendidas porções, distintas, de oxi, maconha e balança de precisão.

De acordo com a autoridade policial, a equipe de investigação chegou até o infrator, após o recebimento de delações anônimas feitas ao número (92) 99292-1015, o disque-denúncia do 13° DIP, informando que uma pessoa com as características físicas de Nilsoney estaria comercializando drogas, na rua Pérola, bairro Cidade de Deus, zona norte da cidade.

“Ao chegarmos ao local delatado, identificamos o indivíduo e, durante abordagem e revista pessoal, encontramos com ele 44 trouxinhas de oxi e duas porções de pedra da mesma substância entorpecente, uma porção pequena de maconha, além de uma balança de precisão”, relatou Cunha.

Flagrante – Conduzido ao prédio do 13° DIP, Nilsoney foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, ele será encaminhado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.

FOTOS: Divulgação/PC-AM

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM): Lana Honorato 99317-9840, 99962-2705 (corporativo), 3214-2250 e 3214-2262.

Publicado por Conect News AM

Professores licenciado em matemática, especialista em mídias para a educação e gestão escolar. Trabalha como repórter da Grupo Rede Amazônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: