O Programa “ColetAÇÃO Solidária” desenvolvido pela prefeitura de Manacapuru, além de proporcionar benefícios ao meio ambiente tem gerado emprego e renda para catadores de materiais recicláveis que foram inseridos no programa.
A implantação da Coleta Seletiva no município além de proporcionar reciclagem de materiais que eram descartados de forma irregular na natureza, teve a finalidade de retirar os catadores do lixão, proporcionando geração de emprego e renda para a categoria.
O projeto que desde 2018 era desenvolvido de forma experimental na micro área do bairro da Cohabam, fazendo a coleta seletiva porta a porta, foi estendido e chegou à comunidades rurais do município.
Comunidades e escolas rurais recebem os (Bags) bolsões de materiais recicláveis, através da prefeitura que também faz o transporte do material coletado e repassa para as cooperativas de reciclagem.
A coordenadora do projeto Mary Rollemberg relata ganhos gerados ao meio ambiente e catadores gerados a partir da coleta seletiva. “Os ganhos são imensuráveis, pois ‘tratamos do vazadouro (lixão), Miriti, água, saúde, saneamento básico e inserção social com geração de emprego e renda aos catadores de materiais recicláveis, em especial na zona rural, onde tudo era queimado, ou jogado no rio Solimões ou seus afluentes”, destacou.
Na primeira quinzena deste mês o Departamento de Resíduos sólidos, recebeu no Porto de Manacapuru, bairro Terra Preta, os (Bags) com de materiais recicláveis, recuperados na Zona Rural, comunidade Repartimento do Tuiué.
A primeira retirada desses materiais ocorreu por meio da EMEF Maria de Nazaré Oliveira, que assim como as demais EMEFS da Zona rural, servem de pontos de Coleta seletiva solidária.
O material recebido foi devidamente encaminhado à Associação COOTEPLA, fortalecendo o trabalho dos Catadores e gerando renda para estes profissionais, que recebem acompanhamento contínuo da Equipe Técnica, da prefeitura.
=》O Projeto
Desde 2017 com o estudo dos resíduos sólidos recicláveis gerados no Município de Manacapuru, foi estabelecida a metodologia de coleta seletiva porta a porta na Micro área COHABAM em 2018 e em 2019 nas escolas do sistema de ensino do Município de Manacapuru.
O material coletado é repassado sem custos para três Associações de Catadores de materiais recicláveis, beneficiando pouco mais de 50 paus de famílias.
=》Associações
MPU RECICLE – 17 catadores
COOTEPLA – 12 catadores
Nova Conquista – 22 catadores