N@.com
A ciranda Guerreiros Mura da Liberdade, de olho no Título do Festival de Cirandas de 2019, sai na frente e começa a montagem da equipe de execução da apresentação do festival de 2019. A Mura anunciou para este ano mudança no ítem Cirandista. Thyago Cavalcante que coordenou o cordão de cirandeiros nos últimos quarto títulos da Mura é o novo Cirandista.
Thyago Cavalcante que em 2018 deixou a Guerreiros para trabalhar na Ciranda Tradicional, como coordenador do Cordão de Cirandeiros, volta este ano para a Azul, Vermelho e Branco, para assumir a função de Cirandista, ítem que tem como principal função, comandar a apresentação da ciranda, desde sua preparação até a apresentação na arena.
O cirandista conversou com a reportagem de Notícias@.com e falou um pouco do seu retorno à Nação Guerreirense.
“A Convite do Professor Renato Teles, retorno à Guerreiros Mura para ocupar o cargo máximo de uma agremiação de cirandas em Manacapuru que é o de Cirandista. Recebi a missão de comandar (juntamente com todo o grupo) o desenvolvimento temático e de toda preparação da ciranda como um todo para o festival de 2019.
Uma primeira alegria particular minha neste ano é que dentre vários temas apresentados à diretoria da Guerreiros, o nosso foi o escolhido para ser defendido por nossa ciranda neste festival. Tema feito em parceria com Caio Geovane, que apesar jovem, é um garoto de muito potencial e que eu particularmente aposto muito pra nos ajudar nesse cenário folclórico.
Apesar de ainda não poder anunciar o Tema, podemos adiantar que é um tema com a cara da Guerreiros Mura, será Guerreiro falando de Guerreiro, um tema nosso, da nossa gente e a espectativa é a melhor possível, para que possamos, juntamente com toda nossa diretoria em geral, desenvolver um Grandioso trabalho pra encantar nossa torcida e a todos que forem nos prestigiar em agosto.
Gostaria de registrar um ponto importante de força pra nossa ciranda em 2019, que foi o retorno de outras três pessoas que pra mim são os melhores no que fazem: a Minha irmã Marjanna Gomes na área de Coreografias, o meu parceiro de composições Gleyson Andrade, e o Nosso Grande Produtor Hemanyel Pinheiro, que particularmente pra mim é o melhor! e é isso rs… vamos a “Guerra”.
Um pouquinho do meu histórico dos 11 anos onde estuei nesse ramo, não só em Manacapuru, como também outros municípios desde 2008, onde alcançamos algumas conquistas”:
Ganhei:
1 título em Manaquiri com a Ciranda Guerreiros da Ilha em 2014.
Campeão do Festival Folclórico de Manacapuru em 2017 dirigindo o Boi Bumbá Mura.
4 títulos pelo Cará Roxo em Caapiranga
2010 e o tri de 2013,2014,2015. Último ano que houve disputa, desde lá só teve apresentação sem competição.
Carnaval de Manaus
2014- campeão do grupo de acesso C
2015- Campeão do grupo de acesso B
2016- Campeão do Grupo de acesso A
2018- Vice-Campeão do Grupo Especial
Ciranda de Manacapuru
4 títulos: 2011, 2013, 2014, 2016
Ano passado fui premiado com o Título de Melhor Diretor De Arena, do Festival Folclórico do Amazonas, defendendo o Boi Garanhão. Festival que acontece em Manaus, na arena dos Povos da Amazônia.